O Estado de Santa Catarina decreta alerta vermelho para a ocorrência de ventos e ondas de até 4 metros de altura no litoral do estado nesta quinta-feira (13).
Nas últimas horas, Bom Jardim na Serra registrou ventos de 127 km/h. Segundo o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, coronel Luiz Armando Schroeder Reis, o normal para a região é de 60 km/h. Até ontem foram 53 ocorrências registradas.
A madrugada foi marcada pelo deslocamento de uma frente fria pelo leste de SC, que está associada ao ciclone extratropical entre o Uruguai, Rio Grande do Sul e o mar. Esta frente fria ainda ocasiona pancadas de chuva com alguns raios e rajadas de ventos da Grande Florianópolis ao norte do estado.
Nas próximas horas, a frente fria se afasta e, com isso, reduz a intensidade da chuva. Segundo Reis, ciclones não são raros nessa época, mas a intensidade desse é maior. “Um exemplo é um avião no aeroporto moderno e estruturado de Florianópolis derrapar por causa do vento”, explica.
Rio Grande do Sul
A passagem de um ciclone extratropical por Rio Grande do Sul e Santa Catarina desde a noite de quarta-feira (12) causa morte e estragos em dezenas de municípios. Conforme boletim da Defesa Civil gaúcha na manhã desta quinta-feira (13), 46 municípios do RS tiveram prejuízos.
O fenômeno deve continuar sobre os estados do sul ao longo do dia, com pouca chuva, mas rajadas de vento que podem se aproximar de 100 km/h. O RS amanheceu com 468 mil pessoas sem energia elétrica, conforme as duas concessionárias que atendem o estado.
Pela manhã, o prefeito de Rio Grande, no sul do RS, Fábio Branco, confirmou a primeira morte causada pelo ciclone. A vítima, ainda não identificada, teria sido atingida pela queda de uma árvore em sua residência, o bairro Maria dos Anjos.
Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), em Bom Jardim da Serra (SC), região de cânions na fronteira com o RS, as rajadas de vento chegaram a 146,9 km/h.
No RS, onde 343 municípios estão em alerta vermelho desde quarta-feira, as regiões mais afetadas foram no sul, como Pelotas, Rio Grande e Canguçu, e no litoral norte.
São Paulo
A Defesa Civil de São Paulo emitiu alerta nesta quarta-feira (12) com previsão para quinta-feira (13) e sexta-feira (14) de ventos fortes no estado e ondas de até 4 metros no litoral paulista.

Há previsão de ventos fortes, de até 90 km/h, especialmente para a região metropolitana de São Paulo, o Vale do Ribeira, a região de Itapeva, a Baixada Santista, e o litoral norte. Em Sorocaba, Serra da Mantiqueira, Campinas e São José dos Campos, os ventos poderão atingir os 80 km/h, e no Vale do Paraíba, 75 km/h.
Também há a previsão de ressaca marítima para todo o litoral paulista, nos dois dias, com as ondas podendo atingir até 4 metros. “Diante desse cenário, recomenda-se evitar a prática de esportes aquáticos ou influenciados pelo vento, como surf, windsurfe e kitesurf”, alerta a Defesa Civil.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) de São Paulo, a formação das fortes rajadas de vento ocorrerá em razão da atuação, no Sul do país, de um ciclone extratropical. “Embora o ciclone extratropical traga chuva para o Sul do país, em São Paulo não serão registrados acumulados significativos”, informa o CGE.
Na sexta-feira, a capital paulista deverá ter significativa queda nas temperaturas, em razão de uma entrada de massa de ar frio no estado. A temperatura mínima poderá chegar aos 9°C.
Com Estadão, Folha, CNN e Band
