Rússia diz que Ucrânia apresentou rascunho de acordo de paz ‘inaceitável’

Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, em coletiva de imprensa em MoscouO ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, participa de uma coletiva de imprensa após suas conversas com representantes das nações da Liga Árabe, em Moscou, Rússia, em 4 de abril de 2022. Alexander Zemlianichenko/Pool via REUTERS/Foto de arquivo

Da Reuters

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse nesta quinta-feira que a Ucrânia apresentou a Moscou um projeto de acordo de paz contendo elementos “inaceitáveis” em desacordo com um acordo anterior, comentários que Kiev descartou como “pura propaganda”.

O Kremlin disse que as negociações com a Ucrânia não estão progredindo tão rapidamente quanto gostaria e acusou o Ocidente de tentar atrapalhar as negociações levantando acusações de crimes de guerra contra tropas russas na Ucrânia, o que Moscou nega.

Lavrov disse na quinta-feira que a Ucrânia apresentou um projeto de acordo na quarta-feira que se desviava das propostas que os negociadores de ambos os lados concordaram.

O novo rascunho da Ucrânia, de acordo com Lavrov, disse que o status da Crimeia, que Moscou anexou da Ucrânia em 2014, deve ser levantado em uma reunião entre os presidentes dos dois países.

Ele também disse que a Ucrânia poderia realizar exercícios militares com países estrangeiros sem receber a permissão da Rússia, algo que Moscou discorda.

Da Reuters

A produção de grãos da Ucrânia com a paz deve se restabelecer rapidamente, depois do processo de retirada de minas e resíduos de bombas de fragmentação não detonadas. O chernozem é composto de terras pretas, muito ricas em matéria orgânica. O milho deve somar 24,2 milhões de toneladas; o trigo, 19,7 milhões de toneladas; o girassol, 12,7 milhões de toneladas; a cevada 4,4 milhões de toneladas. A Ucrânia deve produzir 4,4 milhões de toneladas de soja e 3,8 milhões de toneladas de colza.

Chernossolo (ou chernozem) é uma ordem cujos solos são caracterizados por conterem um horizonte escuro, rico em matéria orgânica, bem espesso e com alto teor de cálcio. São ocorrentes tipicamente em áreas de pradarias, sob vegetação gramínea, e de clima frio e semiárido.

Para os produtores que plantam no Centro Oeste e no Matopiba em solos pobres, com argila entre 4 e 12%, o solo do chenozem poderia ser usado até como corretivo e fertilizante.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário