O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, participa de uma coletiva de imprensa após suas conversas com representantes das nações da Liga Árabe, em Moscou, Rússia, em 4 de abril de 2022. Alexander Zemlianichenko/Pool via REUTERS/Foto de arquivo
Da Reuters
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse nesta quinta-feira que a Ucrânia apresentou a Moscou um projeto de acordo de paz contendo elementos “inaceitáveis” em desacordo com um acordo anterior, comentários que Kiev descartou como “pura propaganda”.
O Kremlin disse que as negociações com a Ucrânia não estão progredindo tão rapidamente quanto gostaria e acusou o Ocidente de tentar atrapalhar as negociações levantando acusações de crimes de guerra contra tropas russas na Ucrânia, o que Moscou nega.
Lavrov disse na quinta-feira que a Ucrânia apresentou um projeto de acordo na quarta-feira que se desviava das propostas que os negociadores de ambos os lados concordaram.
O novo rascunho da Ucrânia, de acordo com Lavrov, disse que o status da Crimeia, que Moscou anexou da Ucrânia em 2014, deve ser levantado em uma reunião entre os presidentes dos dois países.
Ele também disse que a Ucrânia poderia realizar exercícios militares com países estrangeiros sem receber a permissão da Rússia, algo que Moscou discorda.
Da Reuters
A produção de grãos da Ucrânia com a paz deve se restabelecer rapidamente, depois do processo de retirada de minas e resíduos de bombas de fragmentação não detonadas. O chernozem é composto de terras pretas, muito ricas em matéria orgânica. O milho deve somar 24,2 milhões de toneladas; o trigo, 19,7 milhões de toneladas; o girassol, 12,7 milhões de toneladas; a cevada 4,4 milhões de toneladas. A Ucrânia deve produzir 4,4 milhões de toneladas de soja e 3,8 milhões de toneladas de colza.
Chernossolo (ou chernozem) é uma ordem cujos solos são caracterizados por conterem um horizonte escuro, rico em matéria orgânica, bem espesso e com alto teor de cálcio. São ocorrentes tipicamente em áreas de pradarias, sob vegetação gramínea, e de clima frio e semiárido.
Para os produtores que plantam no Centro Oeste e no Matopiba em solos pobres, com argila entre 4 e 12%, o solo do chenozem poderia ser usado até como corretivo e fertilizante.
Autor: jornaloexpresso
Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril
Ver todos posts por jornaloexpresso