PRF prende contrabandista com 5 mil litros de herbicida Paraquat.

Uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou na apreensão de cinco toneladas de um agrotóxico proibido no Brasil. O contrabandista, de 40 anos, foi detido em Seberi, interior do Rio Grande do Sul, quando trafegava pela BR-386 em um caminhão com placas de Caxias do Sul.

Durante a abordagem, os policiais verificaram a documentação do motorista e descobriram que ele já havia sido preso pela PRF em duas ocasiões anteriores por contrabando de cigarros em outro estado. Suspeitando da carga, os agentes inspecionaram o compartimento de cargas do veículo e encontraram um fundo falso.

Ao abrirem o compartimento oculto, foram encontrados aproximadamente 250 galões de 20 litros contendo o agrotóxico Paraquat, um herbicida proibido no Brasil devido aos graves riscos que apresenta para a saúde, com destaque para o desenvolvimento do Mal de Parkinson. O produto ilegal foi prontamente apreendido pelas autoridades, e o contrabandista foi detido e encaminhado para as devidas providências legais.

Essa apreensão representa um importante passo no combate ao contrabando de produtos proibidos, que podem causar sérios danos à saúde e ao meio ambiente.

As autoridades seguem investigando o caso para identificar outros envolvidos na atividade ilegal, bem como mapear as rotas e redes utilizadas por esses contrabandistas. A PRF reforça seu compromisso em coibir esse tipo de crime e proteger a segurança da população.

O Paraquat pode resultar em toxicidade agudamente grave para todos os órgãos e resultar em morte dentro de 24 horas após a ingestão, não existindo antídoto eficaz. O banimento do produto no Brasil foi determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2017.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário