Temperaturas permanecem altas no Oeste baiano até segunda.

Temperaturas entre 37 e 40ºC à sombra vão permanecer até domingo, amainando um pouco na segunda-feira.

O Climatempo emitiu “Alerta” para o ar muito seco, com níveis de umidade do ar entre 12% e 20% no sul do Tocantins, no oeste da Bahia, no oeste de Minas Gerais (inclui Triângulo), no norte de São Paulo, em Goiás, no Distrito Federal, no centro, norte, nordeste e noroeste de Mato Grosso do Sul, em Mato Grosso (exceto no oeste e extremo norte do estado).

Como dizem os baianos tem um sol pra cada um nestes tempos de pré-temporada de chuvas este ano.

A temperatura da superfície do mar na região do Oceano Pacífico Equatorial está entre 0,5ºC a 2ºC acima da média climatológica. Estão sendo observados ventos alísios menos intensos que a média a leste de 180o W, indicando a resposta da atmosfera ao aquecimento.

Estes fatores indicam a presença do fenômeno El Niño com intensidade ainda moderada. Historicamente, os picos de fenômenos El Niño ocorrem durante os meses de dezembro e janeiro.

Os diversos modelos de previsão da temperatura da superfície do mar de Centros Norte-Americanos e Europeus indicam que o fenômeno El Niño continuará atuando durante os próximos meses com intensidade de fraca a moderada. Os modelos indicam que este episódio El Niño será de muito menor intensidade do que o evento ocorrido entre 1997/1998.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário