Fortes temporais atingem a Argentina e o Uruguai entre hoje e amanhã

 Frente fria que vai mudar o tempo no Rio Grande do Sul deve trazer temporais localmente fortes a severos nos países vizinhos.

De LUIZ F. NACHTIGALL para o Metsul Meteorologia.
Montevidéu, em imagem de Mariana Suarez.

Fortes temporais devem atingir o Centro da Argentina e o Uruguai entre hoje e amanhã com a maior instabilidade prevista para a tarde e noite de hoje e a madrugada da terça-feira. Frente fria se organiza e ganha força no Centro argentino e no Uruguai associada a um centro de baixa pressão se aprofunda como ciclone no Leste da Argentina.

O SMN, Serviço Meteorológico Nacional da Argentina, em Buenos Aires, emitiu um alerta laranja para a província de Entre Ríos, que está a Oeste do Uruguai, com prognóstico de chuva intensa e de tempestades nesta segunda-feira.

Já o Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet) emitiu um aviso à população em que destaca serem esperadas “tempestades fortes e ocasionalmente severas”. Conforme o órgão uruguaio, a piora das condições meteorológicas começa pelo Oeste do país e vai se estender ao resto do território uruguaio. “Estas tempestades podem provocar fortes chuvas em curtos períodos, rajadas de ventos fortes e muito fortes, atividade elétrica e granizo”, enfatiza o aviso à população publicado pelo Instituto Uruguaio de Meteorologia.

O aviso ressalta ainda que na terça e na quarta-feira as chuvas e tempestades deverão ser de menor intensidade, embora continuem principalmente no Noroeste, Nordeste e o Leste do país,l em áreas mais próximas do Brasil. “Nestes três dias, a precipitação média estará entre 70 mm e 100 mm, ocasionalmente mais elevada”, ressalta o informe. O Inumet assinala ainda que não está excluído que as tempestades ocasionalmente fortes desta segunda-feira gerem acumulados significativos de chuva em outras zonas do país.

A MetSul antecipa que os mais altos acumulados de chuva devem ocorrer nos departamentos de Artigas, Salto, Rivera, Paysandú, Tacuarembó, Cerro Largo, Treinta y Tres e Rocha.

Os volumes de chuva em pontos destes departamentos devem ficar perto e acima de 100 mm com marcas em áreas mais próximas do Brasil de 100 mm a 150 mm e isoladamente superiores que podem se aproximar ou passar de 200 mm.

Os temporais que deve afetar o Uruguai hoje da tarde para a noite devem ter uma grande quantidade de raios com o ar muito quente instalado sobre o Rio Grande do Sul e uma corrente de jato em baixos níveis trazendo ar quente na dianteira da frente fria sobre o território uruguaio. São esperadas nuvens carregadas que devem provocar temporais isolados de vento forte e granizo.

Leia esta e outras notícias no site do MetSul

O MetSul projeta fortes chuvas e formação de novo ciclone no oceano, próximo ao Sul do Brasil, que deve afetar severamente o Rio Grande do Sul. Entidade afirma que em três dias desta semana pode chover o esperado para o mês inteiro, em razão de mudanças climáticas.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário