Inmet amplia alerta vermelho de ‘onda de calor’ para Bahia e mais 11 estados.

Maína Diniz em Lauro de Freitas

O alerta vermelho é emitido quando um fenômeno meteorológico é de intensidade excepcional.

O aumento da intensidade da onda de calor que afeta o Brasil fez o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliar, nesta sexta-feira (22), o alerta de “grande perigo” por causa das temperaturas acima da média para 11 estados e o Distrito Federal e estender o aviso até terça-feira (26).

O alerta anterior era para 9 estados e até domingo (24). A onda de calor começou na segunda-feira (17) e deve ter o ápice neste fim de semana, com tendência de atingir outras regiões na próxima semana. Em algumas localidades, são previstas marcas na casa dos 43°C. O alerta é válido até as 18h de terça (26).

Estão sob alerta de “grande perigo”:

Bahia
Distrito Federal
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraná
Rio de Janeiro
São Paulo
Tocantins

Da redação do bahia.ba

Nesta madrugada de sábado, a temperatura baixou, em Luís Eduardo Magalhães, até 17ºC. Mas promete máximas acima de 36º durante a tarde. Na segunda e terça-feira a temperatura máxima vai rondar os 40º, com sensação térmica de até 43º.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário