Municípios baianos tem temperaturas com recorde histórico

A onda de calor que tem assolado o país nos últimos dias atingiu com força algumas cidades da Bahia. Na região do Vale São Franciscano, no oeste do estado, municípios chegaram a registrar temperaturas acima de 40 graus.
De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as cidades de Morpará, Barra, Ibotirama e Brejolândia chegaram a registrar temperaturas máximas de 42ºC, onde a umidade do ar chegou em 10%.

O índice de umidade, inclusive, chega a ser menor que em alguns lugares bastante conhecidos, como o caso do Deserto do Saara, no norte da África e que corta 10 países do continente.

Em Muquém de São Francisco a temperatura também chegou a 42ºC, com umidade em 15%. O mesmo percentual foi registrado em Barreiras, Wanderley, Angical e Bom Jesus da Lapa, onde os termômetros marcaram 41ºC.

As altas temperaturas com a baixa umidade podem gerar consequências para a saúde, como desidratação, insolação, aumento da frequência cardíaca, diminuição da circulação sanguínea e até causar infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário