BYD chinesa chega em outubro pra dar início às obras da fábrica.

Chinesa BYD anuncia 1ª fábrica de veículos elétricos no Brasil

Membros da montadora chinesa BYD vão desembarcar na Bahia no mês que vem. Na manhã desta sexta-feira (29), o governador Jerônimo Rodrigues afirmou que será realizada em 09 de outubro a cerimônia de assentamento da pedra fundamental da empresa.

“Dia 09, pela manhã, vamos fazer um ato. Espero que dê tudo certo com a Ford, se não der certo, faremos em outro ambiente. Mas vai vir o número 1 e 2 da BYD e todo corpo diretivo da BYD China e Brasil. É o primeiro ponto na América Latina, nem na Europa tem um ambiente de produção de automóveis elétricos”, destacou o chefe do Palácio de Ondina para a imprensa, na abertura do I Fórum Estadual dos Consórcios Públicos Interfederativos de Saúde, em Salvador.

Para jornalistas, o petista afirmou que na data, além do evento da BYD, será realizado também um ato da fabricante de pneus Bridgestone para anunciar a aplicação de mais investimentos na Bahia.

O início da produção de carros elétricos da BYD na Bahia foi adiado para 2025. De acordo com o conselheiro e porta-voz da BYD, Alexandre Baldy, o principal motivo está relacionado à burocracia na negociação da fábrica, anteriormente ocupada pela Ford.

“A nossa expectativa é que a BYD possa entregar no mercado 250 mil automóveis elétricos. Vão ter carros totalmente elétricos e híbridos. A expectativa é que sejam gerados 5 a 6 mil empregos diretos, além dos indiretos. Nós vamos ser o estado brasileiro que vai exportar carros elétricos”, finaliza.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário