

Os palestrantes, a equipe da Gerência de Saúde Educacional e o secretário de Educação, Jefferson Café.

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Gerência de Saúde Educacional, realizou ontem (28), o III Seminário de Sensibilização alusivo ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. O encontro foi realizado no plenário da Câmara Municipal de Vereadores e reuniu cerca de 200 profissionais da educação e comunidade em geral.
Entre os palestrantes do Seminário estava o professor e advogado Sebastião Mendes de Oliveira, que atribui sua superação, transformação e conquistas à educação.
Também palestraram Clausivanhe Mano, psicóloga, que falou sobre os desafios que a pessoa com deficiência enfrenta para sua inserção educacional, social e laboral.
A Dra. Luma Pacheco, advogada e defensora pública, palestrou sobre os direitos das pessoas com deficiência. Essas palestras contribuíram para a sensibilização e maior conhecimento sobre o tema.
O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado no dia 21 de setembro e foi instituído pela Lei nº 11.133/2005, com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.
Ações de inclusão realizadas na Educação de LEM
A educação de Luís Eduardo Magalhães conta com a Gerência de Saúde Educacional, que coordena ações de Atendimento Educacional Especializado – AEE, no apoio à inclusão nas unidades escolares.
Além de manter iniciativas como o Núcleo de Atendimento Psicopedagógico, o NAP, que atende alunos com Dislexia e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, o TDAH.
Conta ainda com a oferta de monitores acompanhantes e técnicos de enfermagem no ambiente escolar dando suporte aos estudantes com deficiência e transtornos.
Autor: jornaloexpresso
Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril
Ver todos posts por jornaloexpresso