O Rio Grande do Sul vai enfrentar uma nova onda de temporais com chuva forte, raios e granizo. Conforme a MetSul, os eventos climáticos iniciam nesta sexta-feira e seguem ao longo do final de semana.
As precipitações terão risco de vento forte a intenso localizado (vendavais) e devem atingir diversas áreas do Sul do Brasil. Nuvens muito carregadas e de grande desenvolvimento vertical vão se formar principalmente entre a Metade Norte gaúcha e Santa Catarina com tempo severo.
O sábado será o dia com mais instabilidade. O cenário terá alta incidência de raios, chuva forte a intensa, granizo de tamanho variado e vento forte localizado.
No Rio Grande do Sul, as regiões de maior risco são o Noroeste, o Médio e Alto Uruguai, Planalto Médio, Serra (especialmente ao Norte de Caxias do Sul), Campos de Cima da Serra e balneários do Litoral Norte que estão perto de Torres.
Paraná
Tempestade severa causou estragos na cidade de Cascaval, no Oeste do Paraná. Houve registro de tempo severo com vento, chuva forte e granizo nesta quarta-feira em outras regiões paranaenses. A MetSul Meteorologia alertava desde o domingo para uma onda de tempestades que atingiria os três estados do Sul de ontem para hoje.
O violento temporal, com chuva intensa e rajadas de vento destrutivas, atingiu a cidade de Cascavel perto do amanhecer. Eram 6h quando a tempestade se abateu sobre o município paranaense com intenso vendaval. Houve estragos em vários bairros e ao menos 45 mil imóveis estavam sem energia de manhã. Em todo o Paraná, mais de 100 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica hoje cedo, ou seja, perto de 400 mil pessoas.
Dezenas de árvores caíram e derrubaram postes e fios, além de placas de trânsito e de lojas em Cascavel. Houve o registros de destelhamentos de vários imóveis na cidade, residenciais e comerciais.
Escolas municipais também sofreram danos e algumas suspenderam as aulas até o começo da semana que vem para que sejam feitos os reparos.
A Defesa Civil de Cascavel montou uma base para distribuir lonas na cidade. Um balanço parcial do órgão mostra que até o início da tarde de hoje houve 80 atendimentos e foram distribuídos nove mil metros de lona. A região do bairro Santa Cruz foi uma das mais atingidas pelo vendaval do final da madrugada.
Santa Catarina
Depois do Rio Grande do Sul em setembro, Santa Catarina começa a sofrer os efeitos de um outubro que será excepcionalmente chuvoso no estado com marcas extremas de precipitação e muitas enchentes, como tem alertado a MetSul Meteorologia em seus boletins de clima. Dezenas de cidades foram atingidas hoje no estado catarinense por chuva intensa, alagamentos, deslizamentos e granizo que atingiram diversas regiões. São Bento do Sul foi a primeira cidade a enviar o pedido de decreto de situação de emergência.
Entre os municípios atingidos estão Caibi, Chapecó, Cordilheira Alta, Xaxim, Caçador, Ascurra, Campo Alegre, Campos Novos, Curitibanos, Doutor Pedrinho, Fraiburgo, Gaspar, Herval D’Oeste, Joaçaba, Lacerdópolis, Laurentino, Rio do Sul, Monte Carlo, Pomerode, Presidente Castelo Branco, Rodeio, São Bento do Sul, São Cristóvão do Sul, São Domingos, e Vargeão.

