O presidente Lula enviou para o congresso o projeto de lei que faz ajustes do Novo Ensino Médio. O ensino será integral, com carga horária total de 2.400 horas. As disciplinas tradicionais como Química, Física, Biologia, Geografia e História voltarão para a formação geral básica.
Além disso, serão criadas três áreas temáticas diferentes para os alunos escolherem em qual desejam fazer o aprofundamento. Essa medida é uma reivindicação de todos os professores do Brasil, já que com o texto atual, os alunos de escolas públicas estão deixando de ter aulas de disciplinas como Química e Geografia para assistirem aulas de “cultura jovem”, “jogos temáticos” e “oficina de brigadeiro”.
Enquanto isso, nas escolas particulares os alunos com melhor poder aquisitivo pagam para assistir aulas das disciplinas tradicionais, o que vem aumentando a desigualdade de condições na preparação para o Enem. A proposta do presidente é uma forma de dar aos jovens pobres o direito de sonhar com uma universidade novamente.
(@vinicios_betiol, no Twitter)
