Bolsa se mantém subindo e dólar oscila levemente a R$4,87

Bolsa B3

O Ibovespa opera em alta nesta quarta-feira (8), subindo 0,16%, aos 119.425 pontos, por volta das 12h. No mesmo horário, o dólar tinha leve alta de 0,05%, a R$ 4,87.

Os investidores seguem de olho na temporada de balanços e na agenda de votações do Congresso. O dólar opera em meio a temores sobre a saúde das contas públicas, depois que dados fiscais do Brasil vieram piores do que o esperado.

O grande destaque do dia é a votação da reforma tributária no Plenário do Senado. A PEC está prevista para começar às 14h00. O presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, antecipou a sessão em um sinal de que há a intenção de concluir a votação ainda hoje.

Se o texto for aprovado em plenário, ainda vai retornar para à Câmara, por causa das alterações feitas na proposta.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse hoje que tem confiança de que a reforma tributária seja promulgada este ano pelo Congresso. Segundo ele, o compromisso do governo é de que o texto tenha neutralidade da carga tributária.

A dívida bruta do Brasil registrou alta em setembro, segundo o Banco Central. O resultado foi impulsionado pelo déficit primário do setor público no período. Em proporção do PIB, a dívida bruta do país fechou o mês em 74,4%, dentro das expectativas da pesquisa Reuters.

A agenda econômica local também está movimentada, com a divulgação de indicadores como o IGP-DI, dados fiscais e vendas do varejo.

O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) subiu 0,51% em outubro, ante elevação de 0,45 no mês anterior, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Já as vendas do varejo cresceram 0,6% em setembro, segundo dados do IBGE. O grupo de hiper e supermercados foi o maior impacto nas vendas do comércio varejista e acumulou alta de 1,6%. Este não foi o único setor que fechou setembro em alta. Neste ano, as vendas no varejo acumulam alta de 1,8%.

A produção industrial brasileira variou 0,1% em setembro cinco dos 15 locais pesquisados fecharam em alta, principalmente o estado do Pará. O maior produtor industrial do país, o estado de São Paulo apresentou queda de 1,1%. E Pernambuco apresentou um recuo de quase 13%. Nos últimos 12 meses, a variação do índice é nula.

Da CNN

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário