Meteorologia prevê onda de calor mais forte que setembro

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a atuação de uma onda de calor no decorrer dos próximos dias — principalmente no interior do Brasil. O alerta indica que as temperaturas máximas devem ficar 5ºC acima da média pelo período de dois a três dias consecutivos.

O aviso meteorológico abrange cinco estados em áreas do Centro-Oeste e do Sudeste do país e é válido até hoje.

Em entrevista à CNN Rádio, a meteorologista do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) Mariana Pallotta alertou que a previsão é de que essa onda de calor supere a do mês de setembro.

“Tanto Sudeste quanto Centro-Oeste devem ter temperaturas acima da média até o final da semana que vem. Algumas pancadas de chuvas pontuais e isoladas podem ocorrer”, explica.

De acordo com Mariana Pallota, as temperaturas podem superar as de setembro porque nesta época do ano há um tempo maior de exposição solar e temperaturas mínimas mais altas por causa da primavera.

A meteorologista ainda detalhou a influência do El-Niño no Brasil nesta época do ano.

“[Ele] tende a reter frentes frias na região sul. Por lá deve continuar chovendo de forma regular. Essas frentes frias que normalmente trazem umidade para o Sudeste e o Centro-Oeste não conseguem avançar porque não são fortes o suficiente para derrubar a massa de ar seco que fica no centro do país.”

No sul e leste da Bahia, em toda a faixa litorânea, no Agreste e na Zona da Mata, de Alagoas até o Maranhão, ocorrem pancadas de chuva nesta sexta-feira, mas de pouca intensidade e o sol aparece o dia todo. A temperatura pode ficar em torno de 40°C em áreas do oeste da Bahia, no interior do Piauí e do Maranhão.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário