Milho e feijão preocupam na ponta do consumo.

O clima no Brasil ainda preocupa e isso tem resultado em diminuição nas negociações envolvendo o milho. De acordo com colaboradores do Cepea, a chuva em excesso no Sul do País vem reduzindo a expectativa de produtividade, e a falta de umidade e a elevada temperatura no Centro-Oeste atrasam a semeadura de soja, o que pode limitar a janela considerada ideal para as atividades envolvendo milho.

Neste cenário, consumidores estão mais ativos no spot, atentos à possibilidade de redução na oferta e a possíveis reajustes positivos nos preços, enquanto vendedores estão afastados, acreditando em valorização do milho.

Feijão: restrição de área

Segundo o IBRAFE (Instituto Brasileiro de Feijões e Colheitas Especiais), a situação do abastecimento de Feijão para o início de 2024 é preocupante, com a menor área de todos os tempos de Feijão-carioca, hoje estimada em 342 mil ha. Outra situação que traz apreensão ao mercado é o clima, que tem atrapalhado muito o desenvolvimento das lavouras.

Ainda conforme o Instituto, esses fatores podem levar os consumidores a terem que buscar alternativas de feijões que eventualmente estejam mais baratos dos que os tradicionais Preto e Carioca. E logo em seguida essa preocupação poderá migrar para os produtores. Para o presidente do IBRAFE, Marcelo Eduardo Lüders, “essa mudança nos preços poderá levar ao aumento de área e há riscos de que os produtores plantem feijões demais, o que poderá deprimir os preços perigosamente durante o ano”

Buscando levar essas informações ao mercado, o Instituto Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais organizou o Pulse Day, uma espécie de seminário voltado para a cadeia produtiva que reunirá os produtores em polos de produção nos meses de novembro e dezembro. “No estado do Mato Grosso, serão realizadas três edições do Pulse Day no mês de novembro: no dia 14 em Sinop, 16 em Sorriso e non dia 17 em Lucas do Rio Verde”, afirma Marcelo. Santa Catarina terá uma edição em Xanxerê, no dia 27/11, e no Paraná acontecerá em Pato Branco, no dia 04 de dezembro.

“A ideia é reunir produtores, agrônomos, pesquisadores e empacotadores para levar a eles informações estratégicas do setor”, afirma o presidente do IBRAFE. “Assim todos poderão se preparar para nuances do mercado de 2024”, complementa.

Do Rural News, editado.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário