
A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) apresentou detalhes conclusivos do inquérito sobre o homicídio da ialorixá Bernadete Pacífico, em coletiva de imprensa realizada, nesta quinta-feira (16), em Salvador.
Cinco indivíduos foram denunciados com a acusação de homicídio com quatro qualificadoras, motivo torpe, de forma cruel, com uso de arma de fogo e sem chance de defesa da vítima. Os envolvidos no crime podem ser condenados até 30 anos de prisão.

Titular da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq), Mãe Bernadete, como era conhecida, foi assassinada a tiros nas instalações da associação do Quilombo Pitanga dos Palmares em 17 de agosto, no município de Simões Filho. Foram denunciados Arielson da Conceição Santos, Josevan Dionísio dos Santos, Marílio dos Santos, Sérgio Ferreira de Jesus e Ydney Carlos dos Santos de Jesus.
Um sexto envolvido foi indiciado em um segundo inquérito, também concluído pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Os procedimentos foram encaminhados para a Justiça na quinta-feira (9).
![]()
