O que está acontecendo? Dezenas de vulcões entram em atividade no mundo todo.

Nosso planeta abriga uma infinidade de vulcões ativos, cada um deles um testemunho do interior dinâmico da Terra. Geólogos, com o auxílio de instituições como o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) e o Programa Global de Vulcanismo do Smithsonian, monitoram diligentemente esses caldeirões naturais. Seus dados revelam uma imagem fascinante, embora alarmante: aproximadamente 1.350 vulcões potencialmente ativos estão espalhados pelo globo, com cerca de 170 localizados nos Estados Unidos e seus territórios. A maioria desses gigantes geológicos está situada ao longo do volátil “Anel de Fogo” no Pacífico, uma região notória por sua intensa atividade sísmica devido ao constante choque de placas tectônicas.

Apesar deste número elevado, um grupo relativamente pequeno desses vulcões está ativamente em erupção a qualquer momento. O Relatório Semanal de Atividade Vulcânica, um esforço colaborativo entre o Smithsonian e o USGS, fornece atualizações detalhadas sobre esses vulcões em erupção. Até o último relatório, datado de 14 de novembro de 2023, há 19 vulcões em estado de erupção ativa:

  1. Reykjanes, Península de Reykjanes, Islândia

  2. Aira, Kyushu, Japão

  3. Dukono, Halmahera, Indonésia

  4. Ebeko, Ilha Paramushir, Rússia

  5. Etna, Sicília

  6. Fuego, Guatemala

  7. Great Sitkin, Ilhas Andreanof, EUA

  8. Lewotolok, Ilha de Lembata, Indonésia

  9. Mayon, Luzon, Filipinas

  10. Merapi, Java Central

  11. Popocatepetl, México

  12. Rincón de la Vieja, Costa Rica

  13. Santa María, Guatemala Sudoeste

  14. Semeru, Java Oriental

  15. Sheveluch, Kamchatka Central, Rússia

  16. Shishaldin, Ilhas Fox, EUA

  17. Suwanosejima, Ilhas Ryukyu, Japão

  18. Taal, Luzon, Filipinas

  19. Villarrica, Chile Central

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário