MPF se manifesta pela cassação das outorgas da Jovem Pan e por multa milionária.

Quem é Tutinha, dono da Jovem Pan que renunciou à presidência do grupoAntônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, conhecido como Tutinha, é um empresário do ramo de comunicações brasileiro. Foi presidente do Grupo Jovem Pan até 9 de janeiro de 2023 quando pediu a renuncia do cargo, assumido pelo então CEO do grupo, Roberto Araújo. Tutinha foi o artífice da política editorial da JP, como franca e aberta disseminadora de fake-news pró-Bolsonaro. Seguia par e passo as notícias criadas no Gabinete do Ódio, comandado por Carlos Bolsonaro, o filho 02 do então presidente.

O papel da Jovem Pan nos anos Bolsonaro ainda está por ser descrito em detalhes, mas um esboço do que ocorreu pode ser lido em uma ação do Ministério Público Federal, apresentada em junho deste ano.

Com base na análise da programação do canal entre 1º de janeiro de 2022 e 8 de janeiro de 2023, dois procuradores constataram a sistemática veiculação de “conteúdos desinformativos” a respeito do funcionamento de instituições públicas do país, “contextualmente atrelados a conteúdos incitatórios à violência e à ruptura do regime democrático brasileiro”.

A ação civil pública, que pede a cassação de três concessões de rádio e uma multa de R$ 13,4 milhões pela divulgação de notícias falsas e incitação a atos antidemocráticos, ainda não chegou a um termo final. (Folha via Noblat)

 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário