Argentina sob Milei: Ações caem, após abrirem em forte alta; dólar dispara.

Por Márcio Juliboni, no MoneyTimes

Javier Milei novo presidente Argentina reação medidas anunciadas Luis Caputo índice merval ações bolsa dólar câmbio impacto efeitos hoje 13 dezembro 2023Ondas de choque: “Plano Motosserra” do governo de Javier Milei começa a gerar reações no mercado da Argentina (Imagem: REUTERS/ Agustin Marcarian)

mercado começa a digerir as primeiras medidas anunciadas ontem (12) pelo ministro da Economia da ArgentinaLuis Caputo, dois dias após a posse do novo presidenteJavier Milei. Após abrir em forte alta, o Índice Merval virou para o negativo. Já o dólar oficial disparou.

Por volta das 12h33, o Índice Merval, principal referência da Bolsa de Valores argentina, operava em queda de 2,44%, a 985.375 pontos. O desempenho contrasta com a expressiva alta registrada no início do pregão, às 11h, quando o índice chegou a subir quase 7%.

Das 30 ações que compõem o Merval, apenas quatro operam em alta. As ações da petrolífera YPF recuavam 2,51%. A companhia é estatal e os analistas apostam que é apenas uma questão de tempo para que seja privatizada.

O comportamento da Bolsa reflete, de um lado, a avaliação endossada pelo próprio ministro Caputo de que a situação argentina vai piorar no curto prazo, antes de melhorar, devido ao caráter recessivo e inflacionário das medidas anunciadas ontem.

Além disso, o mercado começa a se ressentir da falta de detalhes sobre a implantação do pacote econômico, apelidado pela imprensa local de “Plano Motosserra“, em alusão ao equipamento que Milei empunhava nas carreatas durante a campanha presidencial para mostrar sua disposição de enxugar radicalmente a máquina pública.

Já o dólar oficial dispara nesta quarta-feira, e não deixa dúvidas de que os agentes econômicos compreenderam essa parte do plano. Ao elevar o câmbio oficial para 800 pesos por dólar, o novo governo pretende dar mais transparência à situação das quase inexistentes reservas internacionais, ao mesmo tempo em que tenta estimular exportadores.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário