/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/N/g/Izk9BBRuAep8mo8OOU4Q/whatsapp-image-2023-12-06-at-16.45.14.jpg)
A Região já tem enormes perdas na zona rural: pastagens secas e falta de água para dessedentar animais e até humanos.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica previsão de chuva em praticamente toda a Região Nordeste do Brasil a partir da próxima terça-feira (19) até, pelo menos, sexta-feira (22).
A previsão é de chuvas intensas em praticamente toda a região, com volumes acumulados que podem chegar a 100 milímetros em 24 horas, principalmente no litoral sul da Bahia.
Seca terrível na região de Feira de Santana, na entrada do Sertão.
A chuva deve se iniciar no sul da Bahia e avançar para o interior da região, afetando praticamente todo o Nordeste.
O Inmet explica que a chuva será causada pela combinação de fatores, como a circulação atmosférica em vários níveis, a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e um Sistema Frontal (SF) no Oceano Atlântico, no sul da Bahia.
Além destes sistemas, também vale destacar a influência da variabilidade intrasazonal (Oscilação de Madden-Jullian, OMJ), que favorece o aumento da umidade, nebulosidade e precipitação no Nordeste.
As chuvas devem se generalizar por todo o Centro Oeste ao longo da semana.
Autor: jornaloexpresso
Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril
Ver todos posts por jornaloexpresso