Ciclone se forma em alto mar e pode ter leve influência em ventos e chuvas no litoral

Uma baixa pressão se formou na costa do Sudeste do Brasil e se aprofunda no final desta semana como um ciclone extratropical em alto-mar, distante do litoral, mas é capaz de interferir nas condições atmosféricas no Sudeste e em parte do Nordeste nesta sexta e no fim de semana.

Diagramas de fases de modelos indicam a baixa pressão com centro relativamente quente, mas à medida que o centro de baixa deve se aprofundar o seu centro tende a passar a frio, ao interagir com um centro de alta pressão mais ao Sul. Assim, o ciclone será de características extratropicais.

O deslocamento previsto para esta baixa pressão é no sentido Sul-Sudeste, afastando-se rapidamente do continente no decorrer do fim de semana. No domingo, o sistema vai estar bastante distante da área continental.

O aprofundamento da área de baixa pressão traz vento por vezes moderado nesta sexta nos litorais do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Alguns pontos podem ter rajadas de 50 km/h a 70 km/h. As rajadas mais fortes devem se dar em alto-mar, afetando, por exemplo, as plataformas da Petrobrás na bacia de Campos.

O aprofundamento da baixa desloca o canal de umidade, a Zona de Convergência do Atlântico Sul, um pouco mais para o Norte, o que deve levar mais chuva para o Norte de Minas Gerais, pontos do Espírito Santo e o Sul do estado da Bahia. Pode chover localmente forte nesta sexta em áreas do Norte mineiro e do estado capixaba.

No fim de semana, as pancadas, isoladamente fortes, persistem mais no Norte de Minas e no Sul da Bahia enquanto na maior parte de São Paulo e do Rio de Janeiro ar mais seco impulsionado pelo ciclone garante sol e calor, com chuva de verão apenas muito isolada.

Por isso, na cidade do Rio de Janeiro, tanto hoje como amanhã não se pode afastar chuva isolada. Já no domingo o tempo firme deve predominar com sol e forte calor.

Na Grande São Paulo, o sol aparece com nuvens no fim de semana, embora períodos com maior nebulosidade, e qualquer instabilidade será isolada e passageira. Vitória tem chuva nesta sexta, mas o tempo melhora no fim de semana com sol e nuvens.

 

Do Metsul

 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário