Previsão da Conab corta mais 3,4% da safra de soja.

Produtividade também foi reduzida em relatório da Conab. Foto: Arquivo/Rural News

País deve colher 149,4 milhões de toneladas do grão neste ano.

A Conab divulgou nesta quinta-feira (8) uma nova projeção da safra brasileira de soja, agora com redução de mais 3,4% em relação ao levantamento de janeiro, para 149,4 milhões de toneladas. Na safra anterior, a colheita foi de 154,6 milhões.

Esta nova projeção está no quinto levantamento feito pela companhia, que é subordinada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário – uma divisão do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), em vigência desde o ano passado.

Em um relatório divulgado em janeiro, a companhia previu que a produção de soja seria de 155,3 milhões de toneladas, com ocupação de 45 milhões de hectares. A produtividade está estimada em 3.314 quilos por hectare – abaixo dos 3.507 quilos por hectare de 2022/23, com redução de 5,5%.

No Oeste baiano, a expectativa é pelo bom desempenho da soja plantada no final de dezembro.

Ontem a leguminosa continuava com preços abaixo de 100 reais a saca nos negócios realizados em balcão.

A soja disponível nos armazéns das esmagadoras foi cotada a R$101,25. 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário