Morre aos 87 anos o empresário Abílio Diniz

abilio diniz em familia - Prof. Elisson de Andrade

Família divulgou nota em que atribui o falecimento a uma pneumonite

A família de Abílio Diniz divulgou nota na noite deste domingo (18) para confirmar o falecimento do empresário de 87 anos. De acordo com a nota, ele foi vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite. Diniz estava internado no Hospital Albert Einstein há cerca de duas semanas.

“O empresário deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos, e irá ao encontro do seu filho João Paulo, falecido em 2022. Desde já, a família agradece a todas as mensagens de apoio e carinho”, diz o texto, divulgado pela assessoria da família.

Desde 1959, com afastamentos pontuais, Abílio Diniz liderou um dos maiores grupos varejistas da América Latina, o Grupo Pão de Açúcar. Em 1989, ele foi sequestrado em São Paulo e passou seis dias em um cativeiro.

Abilio Diniz, quem é? História de vida e conquistas do empresário

Ao longo da vida pública, atuou como escritor, palestrante, atleta e apresentador de televisão, tendo participado do Conselho Monetário Nacional e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.

No início dos anos 70, conheci Abílio Diniz pessoalmente nos boxes do Autódromo Tarumã, correndo com sua Alfetta, um valente carro de turismo italiano, adaptado para competições. Os irmãos Diniz tinha corrido e vencido, com esse mesmo carro, as Mil Milhas de Interlagos em 1970. Em outro carro, igual, corria Graziella Fernandes, a dama da velocidade, uma linda mulher.

Dava gosto ver a Alfetta 1.8, duplo comando de válvulas, berrando estridente na Curva 1 de Tarumã, onde os paulistas entravam flat, acelerador no fundo, sem ao menos triscar no freio.

Abílio sempre foi um desportista, o que talvez tenha contribuído para sua provecta idade. 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário