Educação realiza formação continuada para avaliar diagnóstico de aprendizado dos alunos

A Secretaria Municipal de Educação de Luís Eduardo Magalhães promoveu nesta semana, um ciclo de encontros com coordenadores pedagógicos e diretores escolares, para a avaliação dos resultados do diagnóstico de aprendizado dos estudantes da rede pública municipal de ensino.

A avaliação diagnóstica, que nada mais é, do que identificar se determinado aluno tem as competências para o ano/série em que ele está matriculado, foi realizada no ano passado, em duas etapas, uma no início e outra no final do ano. Nas formações, os gestores aprenderam como utilizar os dados a favor da sua unidade escolar, melhorando a qualidade do ensino.

A gerente de Ensino do município, Juliana Segato, explicou que essa ação é importante para que a escola tenha dados estatísticos e possa fazer um planejamento geral e específico para o ano letivo.

“A ação diagnóstica vem para auxiliar a escola com dados estatísticos do desempenho do estudante, e para que possamos oferecer o ensino mais personalizado possível”, disse.

Ainda de acordo com a gerente de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, com esses dados nas mãos dos gestores escolares, é possível traçar estratégias e melhorar o aprendizado dos alunos. “É possível saber como está o desempenho geral da escola, mas também como se saiu uma determinada turma ou aquele aluno, se a deficiência dele é em interpretação ou gramática pura, por exemplo”, explicou.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário