Frente fria chega ao RGS com ventos de 140 Km/h

Imagem

A madrugada foi de vendavais e muitos raios em diversas regiões do Estado com intenso desconforto devido a temperatura alta.

A chegada de frente fria formou uma linha de tempestades que cruzou o Rio Grande do Sul na madrugada desta quinta com vendavais por diversas áreas. Um forte jato de baixos níveis antecipou a chegada da frente e garantiu uma madrugada de intenso abafamento com marcas acima de 30°C.

Uma linha de tempestades, como os modelos antecipavam, se formou de Oeste a Leste do Estado por centenas de quilômetros se deslocando de Sul para Norte. A temperatura ao redor das 5h da madrugada, segundo medição da rede de estações automáticas do INMET, era de 32,7°C em Campo Bom.
Esse linha de tempestades era formada por nuvens de grande desenvolvimento vertical com topo frio e alta incidência de raios. O deslocamento foi muito rápido e em cerca de 3 horas a linha avançou da fronteira com o Uruguai até atingir a região central do Estado.

Imagem

Na medida em que a linha de tempestades foi avançando a temperatura entrou em declínio com refresco que chegou primeiro aos municípios da Metade Sul e Oeste. Por volta das 5h enquanto fazia 32,7°C em Campo Bom o INMET registrava 17,7°C em Canguçu e Caçapava do Sul. Uma diferença de 15°C entre a região metropolitana e o sul o Estado.

Imagem

Em Santa Maria, no centro do Estado a temperatura era de 31,2°C ao redor da meia noite, as 1h fazia 31,5°C, às 2h 31,9°C, às 3h a temperatura era de 32°C, às 4h caiu para 19,3°C. Isso ocorreu por conta do vento norte que predominou forte durante madrugada com rajadas ao redor de 50 km/h com pico de vento forte às 5h quando alcançou 91 km/h. A imagem de satélite do começo do começo da madrugada mostrava céu claro em grande parte do Estado por conta da atuação do ar seco e quente do quadrante Norte que favoreceu esse superaquecimento.

ImagemA frente de tempestades entrando pela fronteira uruguaia.

 Entre o fim da noite de ontem e a madrugada desta quinta-feira os vendavais acompanharam a passagem da frente. As rajadas de vento ultrapassaram os 100 km/h em vários municípios, conforme registro da rede de dados do INMET,  conforme lista abaixo:

Soledade 141 km/h Cruz Alta 140 km/h Rio Grande 114 km/h Capão do Leão 110 km/h São Borja 107 km/h São Luiz Gonzaga 91 km/h Santa Maria 91 km/h Canguçu 90 km/h Porto Alegre 90 km/h Dom Pedrito 88 km/h Santana do Livramento 85 km/h Quaraí 85 km/h Teutônia 84 km/h Santa Vitoria do Palmar 83 km/h Bento Gonçalves 75 km/h

O avanço rápido da instabilidade fez com que os volumes de precipitação não fossem tão elevados. Segundo rede de dados do SIMAGRO, CEMADEN e INMET das últimas 12 horas choveu 98 mm em Jaguarão, 59 mm em Rio Grande, 40 mm em Bagé, Uruguaiana e Dom Pedrito, 36 m em Rosário do Sul e Alegrete, 32 mm em Caçapava do Sul e Santiago.

Do site do MetSul.

 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário