Mortes confirmadas sobem para 90 e 132 pessoas estão desaparecidas no Rio Grande do Sul.

Amanda Perobelli para Reuters

Mais de 80% dos municípios gaúchos foram impactados pelas chuvas. Além disso estão previstas chuvas pesadas nos próximos dias. Volumes de chuva são esperados no Rio Grande do Sul entre os dias 10 e 14, com tendência de agravamento da situação e novos riscos . No Sul do Estado, já chove forte. O vento Sul ajuda no represamento das águas da Lagoa dos Patos e do Guaíba.

O número de municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas fortes chuvas chega a 397, o que representa 78,13% dos 497 do estado. Os dados constam no boletim da Defesa Civil estadual atualizado às 9h desta terça-feira (7).

O balanço aponta ainda 90 mortes confirmadas decorrentes dos temporais e outros quatro óbitos em investigação para confirmar se há relação com os eventos meteorológicos recentes.

No momento, o número de desaparecidos chega a 132. No levantamento oficial, em todo o estado há 361 feridos.

Com 10,88 milhões de habitantes, de acordo com o Censo de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já são 1,36 milhão de pessoas afetadas pelas chuvas que ocorrem desde 29 de abril, o que representa 12,55% dos habitantes do estado.

O governo contabiliza ainda 155.741 pessoas desalojadas, e 48.147 pessoas estão temporariamente em abrigos.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário