Atualização RS: agora mortes somam 116 e feridos 756.

Águas devem voltar a subir em locais em que os rios Gravataí e dos Sinos já baixaram com nova onda de vazão por chuva intensa e volumosa entre a Grande Porto Alegre e o Litoral Norte | LAURO ALVES/GOVERNO RS

Há 116 óbitos e 756 feridos no estado, segundo a Defesa Civil. O órgão ainda investiga se uma morte registrada durante o período das chuvas tem relação com as enchentes.

Desalojados e desabrigados somam mais de 400 mil. Há 337.346 pessoas fora de casa e outras 70.772 em abrigos, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil às 12h desta sexta-feira (10).

Dos 497 municípios do estado, 437 foram afetados pelas chuvas, que atingem 1,9 milhão de pessoas. Há pelo menos 163 mil casas sem energia elétrica e outras 385 mil pessoas sem água em casa.

Temperatura caiu e, como estava previsto, veio a chuva forte, de até 50 mm. Chuva deve persistir até terça-feira. Vento sul, que represa a Lagoa dos Patos e Guaíba devem aumentar em 20 centímetros a lâmina d’água.

Ao todo, são 1.947.372 gaúchos afetados pelas enchentes, em 437 municípios. Desta população, mais de 70 mil foram resgatadas e estão em abrigos. Já o número de desalojados está em 337 mil pessoas. O número de animais resgatados é próximo de 10 mil.

Relatos do UOL, MetSul e Correio do Povo.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário