Em Porto Alegre inundação se aproxima novamente da cota máxima de 5,33 metros. Perigo agora são as doenças respiratórias, leptospirose e fungos como *panos*.
Chuva deve ter um intervalo a partir de terça-feira, mas já existem previsões de chuvas fortes a partir de quinta (16) até o dia 18.
O boletim de previsão do nível de água no Guaíba, divulgado na tarde deste domingo (12) pelo IPH (Instituto de Pesquisas Hidráulicas) da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), alerta para a possibilidade de um novo recorde.
Com as chuvas intensas que voltaram a cair em diversos municípios do Rio Grande do Sul na noite de sábado (11), inclusive na capital, Porto Alegre, a Defesa Civil gaúcha emite novos alertas para que a população busque por áreas seguras.
Entre as regiões com “risco de inundação severa” estão os vales do Taquari e do Caí, de acordo com os alertas mais recentes da Defesa Civil. “Quem mora em regiões próximas, ou em áreas com histórico de alagamentos ou inundações deve sair com antecedência, de forma ordenada, buscando um local seguro para permanecer”, orienta o órgão.
Na noite de sábado, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, alertou que os rios Taquari, Jacuí, dos Sinos e Caí devem voltar a ter elevação de nível, após leve recuo nos últimos dias. “Espalhem essa informação”, pediu Eduardo Leite em vídeo publicado nas contas oficiais do governo nas redes sociais.
Alerta Laranja significa chuvas acima de 100 mm e ventos de até 100 km/h

Pelotas já registra 10 mortes e uma grande área inundada.