Rússia encontra reserva equivalente a 511 bilhões de barris de petróleo na Antártida

Ana Nascimento/Ag.Brasil

A reserva seria a maior do mundo, superando as de países como a Arábia Saudita, Venezuela e a região do Mar do Norte. A região, no entanto, está protegida pelo Tratado da Antártida de 1959, que proíbe desenvolvimentos petrolíferos na área.

A Rússia identificou vastas reservas de petróleo e gás na Antártida, destaca o The Telegraph. A descoberta, feita por navios russos e comunicada a Moscou, foi revelada durante uma sessão do Comitê de Auditoria Ambiental da Câmara dos Comuns, no Reino Unido.

As suspeitas apontam para a presença de uma reserva que totaliza 511 bilhões de barris de petróleo, uma quantidade que supera em muito a produção combinada de várias décadas em outras partes do mundo.

As investigações, realizadas principalmente em áreas reivindicadas pelo Reino Unido, foram conduzidas por navios de pesquisa russos, liderados pelo navio Alexander Karpinsky, operado pela agência estatal Rosgeo.

Essas descobertas lançam luz sobre um novo horizonte de exploração petrolífera em uma região até então considerada intocada.

A Antártida, região que abriga essas vastas reservas, é protegida pelo Tratado Antártico de 1959, que proíbe explicitamente qualquer atividade de exploração mineral e petrolífera.

Relato editado pelo Brasil247

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário