100 milhões de mexicanos escolhem nova Presidente.

Imagem

Claudia Sheinbaum, de 61 anos, a herdeira política de Andrés Manuel López Obrador, será a primeira mulher a presidir o México, indica a pesquisa de boca de urna divulgada pelo instituto Enkoll neste domingo, 2. Ela tem 58% dos votos, segundo a projeção.

A senadora Xóchitl Gálvez, da coalizão de oposição que uniu os antigos rivais Partido Ação Nacional (PAN) e Partido Revolução Institucional (PRI), além do Partido da Revolução Democrática (PRD) teve 29% e o ex-deputado Jorge Álvarez Máynez (Movimento Cidadão), que tentou se apresentar como uma alternativa à polarização, teve 11%.

A eleição foi marcada pela violência, pela polarização em torno do legado de Obrador e por discussões sobre o futuro da democracia mexicana. Ela deve ser empossada em 1 de outubro para um mandato de seis anos.

A especialista em Meio Ambiente e Clima Claudia Sheinbaum tem origem em família judaica, claras posições de esquerda e deve dar continuidade à obra social de Obrador.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário