Guaíba sobe mais de 30 centímetros, em 5 horas, e Porto Alegre volta a ter alagamentos.

Pátio de veículos próximo à Polícia Rodoviária Federal (PRF) totalmente alagado no Rio Grande do Sul (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Às 5h15 desta segunda-feira (3), de acordo com medição da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o nível do lago Guaíba marcava 3,79 metros, acima da “cota de inundação”

O nível das águas do estuário do Guaíba, em Porto Alegre (RS), voltou a subir na madrugada desta segunda-feira (3), gerando alerta para as autoridades da capital gaúcha e causando novos pontos de alagamento na cidade.

Em apenas 5 horas, o patamar do estuário avançou mais de 30 centímetros. Ele começou a subir por volta de 0h30 e alcançou 3,64 metros entre 2h15 e 2h30, ultrapassando a chamada “cota de inundação”, que agora é de 3,60 metros.

Às 5h15, de acordo com medição da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o nível do Guaíba marcava 3,79 metros.

Durante o fim de semana, o lago registrou o menor patamar de suas águas em 1 mês, recuando para 3,43 metros.

Segundo informações da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), entre os principais pontos de alagamento estão as avenidas Praia de Belas, Aureliano Figueiredo Pinto, Borges de Medeiros e Rótula das Cuias.

De Fábio Matos para o Infomoney.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário