Pobreza extrema com Milei salta de 9,6% para 17,5% enquanto deputados têm aumento salarial de 80%.

A solidez do populismo margarina: Javier Milei vence na Argentina - Revista Cult

Ao mesmo tempo a Argentina enfrenta um escândalo de distribuição de comida. Dias atrás, descobriu-se a existência de mais de 5 mil toneladas de alimentos que o governo nunca havia distribuído aos refeitórios populares.

A pobreza na Argentina já atinge mais da metade da população, diz um alerta da Igreja Católica no país liderado pelo presidente conhecido por “El Loco“, Javier Milei. Ao todo, são cerca de 25 milhões de pessoas afetadas.

A miséria extrema também aumentou na região. Enquanto isso, e o presidente da Câmara do país, braço direito de Milei, aprovou um aumento de 80% nos salários dos deputados federais a partir de julho.

O correspondente da ‘GloboNews‘ na ArgentinaAriel Palacios, afirmou à emissora que a Igreja Católica argentina, por intermédio de sua organização Cáritas, anunciou que a pobreza, que no terceiro trimestre do ano passado, durante a gestão do presidente Alberto Fernandez, atingia a marca assustadora de 44,7% dos argentinos cresceu e agora, na administração do governo de Javier Milei, assola a tenebrosa marca de 55% da população e a miséria extrema, que antes era 9,6%, atualmente atinge 17,5% dos habitantes deste país.

Além disso, a Caritas, no relatório que tem o nome de Raio X da pobreza, indicou que 1 de cada 4 pessoas na Argentina sofre insegurança alimentícia. O relatório foi divulgado uma semana antes da campanha da Caritas. Essa campanha começa semana que vem, para arrecadar doações para ajudar os setores mais pobres do país. Essa organização realiza a pesquisa com extremo detalhe, porque ela conta com 3,5 mil centros em toda a Argentina, disse Palacios.

Esses novos dados surgem em plena crise política do governo Milei pela descoberta, dias atrás, da existência de mais de cinco mil toneladas de alimentos que o governo nunca havia distribuído aos refeitórios populares. E, pior ainda, alimentos que, devido à demora na entrega, estavam estocados a ponto de vencer agora, entre julho e agosto.

Perante o escândalo, o governo começou hoje, (4/6), a distribuir os alimentos com a ajuda do Exército. Só que a Justiça está encontrando contradições entre as informações do governo sobre a quantidade de alimentos existentes nos depósitos e a quantidade encontrada, quando fiscais foram verificar o volume real dos alimentos.

Justiça está checando uma ausência de parte desses alimentos que não foram entregues, mas tampouco estão nos depósitos.

Enquanto a pobreza se expande, um dos braços direitos de Milei, o presidente da Câmara de DeputadosMartin Manning, aprovou um aumento no salário dos deputados federais. A partir do próximo mês, aumento será de 80%. Nesse caso, todos os partidos políticos apoiaram esse aumento.

Do UrbsMagna

Na minha sincera opinião, essa situação da Argentina só tem uma explicação: o espírito do cachorro morto de Milei, que sempre o orientou nas batalhas políticas, deu problema no Bluetooth.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário