Infraero deve assumir três aeroportos do interior do RS para substituir Salgado Filho até dezembro.

Aeroporto de Torres poderá ter operação comercial dentro de 30 dias

Aeroporto de Torres, que fica a duas horas de Porto Alegre, estaria em condições de operar voos comerciais dentro de um mês.

A Infraero vai assumir emergencialmente a gestão de três aeroportos do interior do Rio Grande do Sul para tentar desafogar ao menos parte da demanda reprimida com o fechamento do Salgado Filho, em Porto Alegre. As definições devem ser anunciadas ainda nesta semana pelo governo federal.  Técnicos da Infraero e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vistoriaram os aeroportos regionais de Torres, Canela e Vacaria. São esses três que a Infraero deverá assumir para, dentro de 30 dias, garantir o início das operações em ao menos um deles.

Fontes ouvidas pelo ABCmais nesta terça-feira (17) informaram que, dos três, o Aeroporto Regional de Torres é o que estaria mais próximo de operar voos de passageiros. A conclusão é que a pista está em boas condições, mas o terminal precisa de ajustes. Há ainda a necessidade de reforçar o cercamento da área.

O aeroporto de Torres está localizado na Estrada do Mar (RS-389), a cerca de duas horas de Porto Alegre. A pista tem 1.500 metros de comprimento por 30 de largura. É maior que a do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que tem 1.323 metros e recebe aviões Boeing 737 e Airbus A320.

Mesmo assim, inicialmente os voos em Torres serão com aviões do modelo ATR, turboélice que no Brasil é operado pela Azul e pela Voepass. As duas companhias já têm rotas regulares de São Paulo para o interior do Estado com esse tipo de aeronave, que transporta até 70 passageiros. É muito utilizada em todo o mundo na aviação regional.

Em um segundo momento, talvez dentro de 60 ou 90 dias, segundo fontes ouvidas pelo ABCmais, o aeroporto de Torres poderia então receber aviões maiores, do tipo 737 como os da Gol e A320 como os da Azul e da Latam. Torres é considerada pelos especialistas a melhor alternativa emergencial a Porto Alegre, inclusive por sofrer menos com nevoeiro nesta época do ano.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário