“Julian Assange está livre”, anuncia o WikiLeaks.

 Foto: Justin Tallis / AFP / CP

“Julian Assange está livre” e deixou, nesta segunda-feira (24), o Reino Unido e a prisão de segurança máxima perto de Londres onde permaneceu por cinco anos.

A informação foi confirmada pelo WikiLeaks depois de anunciar um acordo de confissão de culpa com a Justiça dos Estados Unidos.

Segundo o WikiLeaks, o australiano de 52 anos saiu da prisão de Belmarsh, na manhã desta segunda, e foi libertado pela Justiça britânica no aeroporto de Stansted, em Londres, à tarde, de onde embarcou em um avião e deixou o Reino Unido.

Assange concordou em se declarar culpado em um tribunal dos Estados Unidos por revelar segredos militares, em troca da sua liberdade, encerrando um longo drama legal, segundo documentos judiciais divulgados na noite desta segunda-feira.

Preso no Reino Unido, Assange vai se declarar culpado de uma única acusação de conspiração para obter e disseminar informações de defesa nacional, indica o documento apresentado no tribunal das Ilhas Marianas do Norte, um território americano no Pacífico, onde está previsto o comparecimento do ativista australiano.

Do Correio do Povo.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário