Pular para o conteúdo

Fundador do WikiLeaks, Assange faz acordo com EUA e deixa prisão no Reino Unido.

25/06/2024

Assange está preso 'porque denunciou ao mundo a | InternacionalMobilização em todo o mundo acelerou o processo de libertação de Assange. Stela Assange (centro), mulher de Julian, durante protesto em Londres em defesa do jornalista / Susannah Ireland / AFP – 11/2/2023.

Julian Assange deverá se declarar culpado nesta terça (25) em acusação de violar a lei de espionagem dos EUA, mas tempo de pena já foi cumprido em reclusão. O australiano saiu da prisão onde estava em Londres nesta segunda (24) e deixou o Reino Unido a caminho das Ilhas Marianas do Norte.

Assange é acusado de vazar 700 mil documentos confidenciais americanos desde 2010, inclusive de espionagem na Presidência da República do Brasil.

Assange deixou a prisão de segurança máxima Belmarsh, em Londres, na manhã desta segunda e às 13h (horário de Brasília) pegou um avião para sair do Reino Unido. Sua soltura foi tornada pública na noite desta segunda, com a divulgação dos documentos da justiça americana.

Como jornalista, Julian Assange apenas cumpriu seu dever, revelando malfeitos dos Estados Unidos em todo o mundo.

Como parte do acordo, Assange vai se declarar culpado nesta semana por violar a lei de espionagem dos EUA, segundo documento emitido pela Justiça dos EUA. Ele assumirá uma acusação criminal — de conspiração para obter e divulgar documentos classificados de defesa nacional dos EUA — em audiência nas Ilhas Marianas do Norte às 20h de terça-feira no horário de Brasília.

Acordo judicial de Julian Assange ao vivo: o fundador do WikiLeaks recebeu fiança após fechar um acordo com os EUA - Séries do Momento

Na audiência, o fundador do WikiLeaks deve ser sentenciado a 62 meses de prisão, tempo que ele já cumpriu no Reino Unido. Após se declarar culpado e passar pela audiência, Assange estará oficialmente liberado e espera-se que ele volte para a Austrália, país do qual é cidadão.

Imagem

No comments yet

Deixe um comentário