De acordo com o INMET, a onda de calor que começou nesta segunda (2) será a mais longa e intensa.

O Brasil viverá, nos próximos dias, uma das ondas de calor mais intensas e longas de sua história recente. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas devem subir até 5°C, dependendo da região. Os estados mais afetados são Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Amazonas e Rondônia.

Ainda segundo o Inmet, o fenômeno é causado por uma combinação de fatores que faz com que o ar seco fique preso sobre o Brasil. Ainda segundo o instituto o pais sera o mais quente do mundo neste periodo.

Esse movimento é comum em algumas épocas do ano, no entanto, desta vez, será mais intenso. Na primeira semana de setembro, a massa de ar quente deve levar algumas temperaturas a ate 40ºC. O calor mais extremo pode ser sentido nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste com temperaturas que podem chegar a 45ºC.

Recordes já nesta terça

O recorde de temperatura está na capital do Mato Grosso. Cuiabá registrou máxima de 42º no dia de ontem. As outras temperaturas acima de 30º, entre as capitais, aconteceram em Rio Branco (36º), Porto Velho (39º), Manaus (36º), Boa Vista (36º), Belém (35º), Macapá (34º), Palmas (38º), São Luis (33º), Teresina (36º), Aracaju (31º), Campo Grande (37º) Goiânia (36º), Brasília (31º), Belo Horizonte (34º), Rio de Janeiro (31º) e São Paulo (31º).

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário