Seca abala depósitos de água potável em grande parte do País

Mapa mostra os níveis críticos de estiagem em diferentes regiões do país em agosto — Foto: Reprodução/TV Globo

Na edição desta sexta (13), o Jornal Hoje mostrou como a falta de chuvas que afeta o Brasil acende um alerta para os sistemas de abastecimento de água em diferentes regiões.

O recuo das margens dos rios e represas dificulta a navegação, tornando ilhas e bancos de areia um desafio para quem precisa cruzar as águas. Segundo Emerson Ribeiro Palese Inacio, subinspetor da Guarda Civil Metropolitana de SP, isso faz com que muitas pessoas acabam se envolvendo em acidentes.

“A gente acaba auxiliando muitas pessoas, os navegantes, porque as pessoas não têm a percepção que diminuiu tanto o nível da água”, afirma.

A seca se estende pelo país

A seca não afeta apenas São Paulo. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), as bacias hidrográficas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste atingiram níveis críticos de estiagem, classificados como severos, extremos ou excepcionais em agosto.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário