Praia do Sul da Ilha foi indicada como a mais poluída entre as 306 analisadas (Foto: Arquivo Diário Catarinense)
Estudo feito pela ONG Sea Shepherd Brasil, em parceria com o Instituto Oceanográfico da USP, indicou a praia mais contaminada.
Por https://www.nsctotal.com.br
A praia do Pântano do Sul, em Florianópolis, é a que mais se destaca em termos de poluição por macrorresíduos, macroplásticos e microplásticos no Brasil. A informação é do relatório “Raio-X dos Resíduos na Costa Brasileira: Descobertas da 1° Expedição Ondas Limpas na Estrada”, produzido pela Organização Não Governamental (ONG), Sea Shepherd Brasil, em parceria com o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP).
O estudo é o maior já realizado sobre o perfil dos resíduos marinhos no Brasil e evidenciou a presença de plástico ao longo de todo o litoral do país. Além do Pântano do Sul, a Praia do Rizzo, na parte continental da cidade, também é considerada como uma das mais poluídas por microplásticos no Brasil.
Segundo a pesquisa, a praia do Pântano do Sul apresentou uma densidade média de 144,16 microplásticos por metro quadrado, a maior do Brasil. Já a Praia do Rizzo, a contaminação foi de 78,66 por metro quadrado. Os dados estão disponíveis em uma plataforma interativa para que o público possa explorar as praias, cidades e estados mais e menos poluídos, categorizados por tipo de resíduo, facilitando a análise e visualização dos dados.
SC é o quarto estado mais contaminado por microplástico
Ao longo das 306 praias analisadas, foram encontrados 16 mil fragmentos de microplástico e 72 mil macrorresíduos. Segundo Nathalie Gil, presidente da Sea Shephers Brasil, os resultados da pesquisam são uma maneira para alertar as cidades brasileiras para “seguirem desenvolvendo suas políticas locais de gestão”.
No Brasil, a Região Sudeste lidera quando o assunto é resíduo plástico maior. Porém, segundo a pesquisa, olhar especificamente para a presença de microplásticos, a Região Sul empata com o Sudeste.
Além disso, o Sul se destaca com uma quantidade muito maior de microplásticos (pequenos fragmentos de plástico) em comparação com outras regiões. Mesmo estados que têm uma pequena faixa de litoral, como Piauí e Paraná, não escapam desse problema. Esses estados lideram o ranking de microplásticos, com uma média de 10 fragmentos por metro quadrado, o dobro da média nacional.
Os 10 estados mais contaminados por microplásticos do Brasil
-
-
Paraíba
-
Pernambuco
-
Paraná
-
Santa Catarina
-
São Paulo
-
Rio de Janeiro
-
Espírito Santo
-
Ceará
-
Amapá
-
Rio Grande do Sul
-
