Pesquisa Quaest indica candidatos paulistanos em virtual triplo empate. Pesquisa Atlas mostra Boulos isolado na frente.

A nova pesquisa Quaest divulgada na noite desta segunda-feira (30) sobre a corrida eleitoral pela Prefeitura de São Paulo mostra um cenário bastante embolado e muito pouco esclarecedor. Um empate técnico triplo, com pequena movimentação em relação à sondagem de uma semana atrás, põe Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL) e Pablo Marçal (PRTB), nesta ordem, em posições muito parecidas.

O atual prefeito tem 24% das intenções de voto, um ponto percentual a menos que há sete dias. Logo atrás, com 23%, surge o deputado federal que é o candidato do presidente Lula, obtendo o mesmo índice que no último levantamento. O coach goiano de extrema direita vem logo na sequência, em terceiro lugar, com 21% da preferência do eleitorado, um ligeiro crescimento de um ponto percentual.

A surpresa maior desta vez, pelo menos numericamente, foi o crescimento da deputada federal Tabata Amaral (PSB), quarta colocada, que saiu de 8% para os atuais 10%, um crescimento de dois pontos percentuais. Na sequência aparece o jornalista José Luiz Datena (PSDB), com os mesmos 6% de uma semana atrás, à frente de Marina Helena (Novo), estável com os seus 2%.

Brancos e nulos eram 9% e agora são 8%, enquanto os indecisos eram 7% e neste momento são 6%. A sondagem da Quaest foi realizada entre os dias 27 e 29 de setembro, ouvindo 1.800 de vários pontos da capital paulista de forma presencial. Segundo os realizadores da pesquisa, a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. O protocolo de registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral é o SP-01233/2024.

Simulações de 2° turno

A Quaest também simulou três hipóteses de segundo turno para a disputa eleitoral da capital paulista. No primeiro, Ricardo Nunes venceria Guilherme Boulos por 49% a 33%. Se o atual prefeito enfrentar Pablo Marçal, a vitória seria por uma margem ainda maior: 53% a 23%. Já na hipótese de uma disputa entre Boulos e o coach goiano, o candidato de esquerda venceria por 41% a 36%.

Por Henrique Rodrigues, na Revista Fórum, editado.

Pesquisa Atlas

Na pesquisa Atlas, também divulgada hoje, Boulos aparece com 28,3% das intenções de voto, mais de sete pontos de vantagem para Nunes e Marçal. Os dois estão juntos na segunda posição, com 20,9%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Nunes e Boulos oscilaram para cima, enquanto Marçal caiu para além da margem de erro. Em relação à última pesquisa da Atlas, divulgada em 11 de setembro, o psolista variou 0,3%, e o atual prefeito, 0,8%; já o candidato do PRTB caiu 3,5%.

A AtlasIntel foi realizada com recursos próprios, via internet e telefone, como faz em todo o mundo, com notável precisão, e teve a resposta de 2.218 eleitores da capital paulista entre os dias 17 e 22 de setembro. O levantamento tem nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número SP-03546/2024.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário