“Não é o Estado que fiscaliza a imprensa, é a imprensa que fiscaliza o Estado”. Carlos Ayres Britto
Moradores da Flórida fogem de “Milton”, um dos seis maiores furacões da história, com ventos de quase 300 km/h.
Milton encosta na Flórida
O presidente dos EUA, Joe Biden, fez um apelo nesta terça-feira (8) para que pessoas que receberam ordens das autoridades saiam agora antes da chegada do furacão Milton na Flórida. O democrata disse que é uma questão de vida ou morte.
“Esta pode ser a pior tempestade a atingir a Flórida em mais de um século, e se Deus quiser não será, mas está parecendo assim agora”, disse Biden.
Biden acrescentou que ele aprovou declarações de emergência na Flórida e pediu às companhias aéreas para acomodar os movimentos de saída, sem preços abusivos.
Era esperado que o furacão Milton se expandisse nesta terça-feira (8), quando passou pela península de Yucatán no México em rota para a costa do Golfo da Flórida, onde mais de 1 milhão de pessoas foram ordenadas a evacuar antes da tempestade chegar.
A costa oeste da Flórida, densamente povoada, ainda se recuperando do devastador furacão Helene há menos de duas semanas, preparou-se para a chegada do fenômeno na área de Tampa Bay prevista para esta quarta-feira (8).
Os congestionamentos se multiplicam em várias estradas estaduais. Já foi autorizado o uso do acostamento como pista.
O estado da Flórida está tentando manter os postos de gasolina abastecidos, pois a alta demanda por combustível está complicando as saídas dos moradores.
Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril
Ver todos posts por jornaloexpresso