Aumentam em 529% pedidos de Recuperação Judicial de agricultores

Tratores estão parados em muitas propriedades

Os pedidos de recuperação judicial entre os produtores rurais pessoa física no Brasil apresentaram uma alta no segundo trimestre deste ano. O aumento, segundo o levantamento da Serasa Experian, é 529%. Ao todo, foram feitas 214 solicitações. No ano passado, por sua vez, só foram computados 34.

Além dos produtores, a pesquisa também aponta que arrendatários de terras e grupos econômicos ou familiares relacionados ao agronegócio lideram os pedidos de recuperação judicial, com 99 solicitações.

Para o head de agronegócio da Serasa Experian, Marcelo Pimenta, a alta nos pedidos de recuperação deve-se ao aumento da Selic e a queda nos preços das commodities. Outro fator que influencia na elevação das solicitações é o  aumento dos custos de produção.

“Apesar do aumento expressivo, é importante lembrar que o número absoluto de solicitações ainda é pequeno, considerando que cerca de 1,4 milhão de produtores tomaram crédito rural nos últimos dois anos”, diz Pimenta.

Os pedidos de recuperações judiciais se concentram em Mato Grosso e Goiás, onde estão localizados os principais produtores de soja e milho.

 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário