Os danos materiais são incomensuráveis. A região das estufas de hortaliças, com as quais a Espanha alimenta toda a Europa, está arrasada.
Uma depressão isolada de altos níveis (DANA) provocou chuvas fortes em Espanha, afetando principalmente o sudeste da península. As consequências já se fazem sentir em várias zonas, em particular na Andaluzia, no sul da Catalunha e em Valência.
A agência meteorológica estatal espanhola AEMET declarou “alerta vermelho” na região oriental de Valência e o segundo nível mais elevado de alerta no sul de Andaluzia.
Inundações na Andaluzia, nomeadamente em Almeria, Granada e Málaga, obrigaram ao encerramento de sete estradas e levaram a Junta de Andaluzia a ativar o Plano de Emergência.
“Estamos a acompanhar de perto a evolução e os incidentes que estão a ser tratados para coordenar a ajuda e as necessidades”, disse o ministro da Presidência, Antonio Sanz, nas suas redes sociais. Nas últimas horas, a Junta passou da ativação da fase de pré-emergência para a fase de emergência face às fortes chuvas que estão a ser registadas, especialmente no leste da Andaluzia.
Na localidade de El Ejido, em Almeria, registou-se uma forte tempestade de granizo, acompanhada de ventos fortes. De acordo com o autarca local, Francisco Góngora, ficaram destruídos “milhares de hectares” de estufas, centenas de veículos e várias estradas ficaram inundadas.
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/Q/u/G5SMjnTrKlOA3icjAUMg/whatsapp-image-2023-10-06-at-13.44.13.jpeg)
