BYD terá no Brasil maior e mais avançada planta de produção de veículos elétricos do mundo fora da China.

Presidente da República recebeu a Executiva CEO nas AméricasStella Li: “Ela me contou que a empresa quer produzir seus primeiros veículos no Brasil a partir de 2025“, afirmou o estadista sobre mais outro investimento estrangeiro para fortalecer a Economia do País.

Presidente da República Federativa do BrasilLuiz Inácio Lula da Silva (PT), postou em suas redes sociais duas imagens ao lado da “vice-presidenta Executiva da BYD e CEO nas AméricasStella Li“. De acordo com o estadista, Li contou a ele que “a empresa quer produzir seus primeiros veículos no Brasil a partir de 2025“.

A fabricante de carros chinesa atravessa uma boa fase de crescimento no mundo dos carros eletrificados e também tem marcado sua presença no cenário brasileiro. A BYD é líder na venda de ônibus elétricos e baterias recarregáveis. Quase toda sua produção de 2023 foi composta por motores elétricos.

Lula também afirmou que a montadora chinesa pretende “abrir 10 mil empregos diretos até o final de 2025 e 20 mil até 2026“. E concluiu que, sob sua terceira gestão, “os investimentos da indústria automobilística voltaram ao Brasil“.

Lula recebeu Li na tarde desta segunda-feira (2/12), no Palácio do Planalto, onde foi realizada reunião que contou também com as presenças do ministro da Casa CivilRui Costa; do ministro do Trabalho e EmpregoLuiz Marinho; do governador da BahiaJerônimo Rodrigues; do senador Jaques Wagner; e do secretário-Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e ServiçosMárcio Elias Rosa.

Presidente soube do planejamento da BYD de produzir seus primeiros veículos no Brasil a partir de março de 2025, abrindo 10 mil empregos diretos até o final do próximo ano e 20 mil até o final de 2026.

Li disse aos presentes que “essa será a maior e mais avançada planta de produção de veículos elétricos do mundo fora da China”, destacou Li. A previsão de produção é de 150 mil veículos até o final de 2025, chegando a 300 mil por ano ao final de 2026, destinados a abastecer prioritariamente o mercado brasileiro e o sul-americano.

                      SISTEMA HÍBRIDO FLEX

Recém-chegada de visita às obras da fábrica em Camaçari (BA), Li confirmou também que “cumpriu a promessa” feita anteriormente ao presidente Lula, de produzir no Brasil o primeiro sistema híbrido flex (com motor a eletricidade, gasolina e etanol) da empresa em todo o mundo, projeto que contou com a colaboração de 110 engenheiros chineses e brasileiros. Ela informou, a propósito, que a BYD está montando um grande centro de pesquisa tecnológica na Bahia.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário