“Em quatro anos de governo, o Bolsonaro furou o teto em R$ 795 bilhões. Eu vou repetir bilhões de reais“, afirma a comentarista e apresentadora da GloboNews, Andréia Sadi, em um vídeo compartilhado nas redes sociais, resgatado pelo senador Humberto Costa (PT-PE), que escreveu:
“Bolsonaro e Paulo Guedes arrombaram a meta fiscal em quase R$ 1 trilhão. E o mercado ficou tchutchuca. Lula e Haddad estão oferecendo caminhos pra cumprir todo o acordado. Mas o mercado tá nervoso, tigrão. Avá, é memo? Me errem!”
Na sequência à fala de Sadi, o comentarista e professor de Economia Daniel Sousa lembra que “quem destruiu a PEC do teto de gastos foi o governo Bolsonaro“, que teve “sucessivos contornos“, como “a PEC da sessão onerosa, a PEC dos precatórios” e “a PEC kamikaze“.

Sousa segue afirmando que “o que não faltou no governo Bolsonaro foi contorno ao teto de gastos e à desmoralização dessa política fiscal que foi desenhada lá atrás pelo Henrique Meirelles [ministro da Fazenda (2016–2018) durante o governo de Michel Temer]”.
“E a consequência tá aí. Quer dizer, nós tivemos, durante o governo Bolsonaro, um aumento substantivo da taxa de juros. Tivemos um crescimento muito fraco, tivemos um aumento da taxa de câmbio, tivemos alimentos caros, tivemos uma inflação particularmente pesada sobre os mais pobres, que acabam sofrendo, justamente com o aumento do dólar e todos os produtos associados a essa dolarização, muitos deles produtos básicos na cesta básica“, disse Daniel Sousa no recorte que é considerado uma verdadeira ‘pérola’.
Com Globo News, XTwitter e Urbs Magna.
