Bolsonaro pede de novo seu passaporte. Olho vivo: se for, não volta tão cedo!

O ex-presidente três vezes indiciado pela PF (Polícia Federal) e sem passaporte Jair Bolsonaro (PL) oficializou ao STF (Supremo Tribunal Federal) o pedido para reaver seu passaporte e conseguir viajar aos Estados Unidos na próxima semana para acompanhar, no dia 20, a posse de Donald Trump, que há dois dias enviou convite ao seu amigo brasileiro. 

A defesa do inelegível até 2030 solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos de seu cliente no STF (Supremo Tribunal Federal), a liberação do passaporte do ex-presidente que está retido desde a busca e apreensão no ano passado, durante ação da Operação Tempus Veritatis.

Aliados chegaram a afirmar que se Bolsonaro não conseguir o que está pedindo a Moraes poderá ser iniciada uma escalada de crise diplomática entre o governo Trump e a Corte brasileira, a exemplo do ocorrido em abril de 2024, quando o STF incluiu o nome do empresário Elon Musk, dono da plataforma X, no inquérito das milícias digitais.

Hoje, Elon Musk estará à frente do Departamento de Eficiência do Governo Trump.

A defesa de Bolsonaro quer o passaporte entregue a ele para viajar no período entre 17 e 22 de janeiro e, no blábláblá enviado a Moraes os advogados dizem que o convite de Trump representa, conforme transcreve a CNN Brasil, “o reconhecimento da relevância de sua atuação no âmbito internacional, especialmente no fortalecimento de laços diplomáticos e na defesa dos valores democráticos e republicanos que unem as duas nações”.

O comparecimento de Bolsonaro “evidencia a importância do diálogo entre líderes globais e reveste-se de singular importância no contexto das relações bilaterais Brasil-Estados Unidos”, prossegue o documento, acrescentando que a viagem “não carretará qualquer risco ou prejuízo às investigações em curso”, uma vez que o inelegível até 2030 “jamais obstaculizou” as apurações e cumpriu “fielmente” todas as medidas cautelares impostas por Moraes.

Ainda segundo o documento enviado à corte pedindo o passaporte, o ex-presidente “reafirma o comprometimento em seguir rigorosamente todas as restrições já impostas” e outras condições que Moraes eventualmente considere necessárias.

Antes, a Corte máxima de Justiça do Brasil havia negado outros pedidos de Bolsonaro quanto ao seu passaporte, mas o Supremo entende que a retenção é fundamental para evitar risco de fuga, após ele ter sido indiciado por articular um golpe de Estado. Agora, ele deve ser denunciado pela PGR (Procuradoria-Geral da República) neste primeiro semestre de 2025.

Por conta da derrota nas urnas em 2022, Bolsonaro se tornou o primeiro chefe de Executivo federal a não conseguir se reeleger para o cargo, hoje sob a terceira gestão do Presidente da República Federativa do BrasilLuiz Inácio Lula da Silva (PT).

Alexandre de Moraes precisa entender a posição do ex-Presidente: Trump precisa de estrangeiros que façam continência à bandeira norte-americana como demonstração de subserviência ao Grande Irmão Branco do Norte.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário