A PF não informou a nacionalidade dos ocupantes, mas, segundo apurado pelo g1 com o Itamaraty, 88 são brasileiros.
Entre a noite de quinta (23) e a manhã desta sexta (24), a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, utilizou uma rede social para anunciar que 538 imigrantes ilegais, de diferentes origens, já foram presos desde a posse de Trump — incluindo um suspeito de terrorismo, quatro integrantes da gangue Tren de Aragua e outros indivíduos condenados por crimes sexuais contra menores.
Ela disse, ainda, que “centenas de imigrantes ilegais já foram deportados em aeronaves militares”, marcando o início do que ela chamou de “a maior operação de deportação em massa da história”.
Ainda no primeiro dia de mandato, Trump revogou cerca de 80 decretos do governo de seu antecessor, Joe Biden, referentes ao tema da imigração. Entre os decretos revogados está o que permitia a reunificação de famílias de imigrantes separadas na fronteira.
Newark, no estado de Nova Jersey, ao lado de Nova Iorque, é uma cidade que tem uma grande concentração de imigrantes brasileiros, quase 30 mil. E East Newark tem a maior comunidade tanto de moradores nascidos no Brasil, quanto de descendentes de brasileiros. Os supermercados são dominados por imigrantes portugueses e as churrascarias, do tipo self-service, pelos brasileiros. Prevê-se a baixa dos preços nos almoços e nas gôndolas dos mercados.