Trump liga em tom mal-educado para primeira ministra da Dinamarca

O caipirão Donald Trump ligou para a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, e exigiu que a Dinamarca entregasse a Groenlândia aos Estados Unidos.

De acordo com o Financial Times, que cita cinco altos funcionários europeus atuais e antigos, a conversa foi um desastre.

Trump teria sido agressivo e confrontador, rejeitando todas as ofertas de cooperação da Dinamarca e focando somente na aquisição da Groenlândia.

Autoridades descreveram a troca como “muito ruim”, com os dinamarqueses ficando absolutamente horrorizados com o tom e o comportamento de Trump.

O que foi inicialmente descartado como um golpe político agora deixou aliados europeus profundamente alarmados, pois muitos acreditam que Trump está falando sério sobre anexar a maior ilha do mundo. Este é um enorme constrangimento para os EUA no cenário mundial. A Dinamarca é um aliado-chave da OTAN, e as palhaçadas de Trump estão levantando sérias questões sobre a diplomacia americana.

Do DD Geopolitics @DD_Geopolitics no XTwitter.

Não está afastada a hipótese de que o excesso de laquê na cabeça e a grande quantidade de líquido bronzeador na cara tenham afetado o cérebro de Trump.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário