Ações das bigtechs norte-americanas despencaram

O Ibovespa subiu nesta segunda-feira (27), na contramão de Nova York, onde as preocupações com o avanço da China em inteligência artificial (IA) derrubaram as bolsas. O principal índice da B3 fechou em forte alta de 1,97%, aos 124.861 pontos.

A derrocada nas ações de tecnologia no exterior levou a uma rotação de carteira que beneficiou ações financeiras e de commodities, segundo analistas ouvidos pela Bloomberg News.
A Vale foi uma das beneficiadas: os papéis da companhia avançaram 1,75% e foram uma das responsáveis pela alta do Ibovespa.

Outro papel que auxiliou no movimento foi o da JBS. As ações do frigorífico subiram 4,34% depois do anúncio da aquisição de metade do capital da Mantiqueira Alimentos, maior granja do país em volume de ovos produzidos.

Em Nova York, a maior baixa veio do índice de tecnologia Nasdaq, que caiu 3,07%. No centro das atenções está a startup chinesa DeepSeek que, na semana passada, lançou um modelo de IA de código aberto que teria alcançado desempenho semelhante ao do ChatGPT, da OpenAI, em testes.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário