Insatisfeitos com Trump, moradores da Califórnia iniciam coleta de assinaturas para plebiscito sobre independência

As bandeiras dos EUA e da Califórnia tremulam juntas em um mastro em Oceanside, Califórnia, EUA, 24 de outubro de 2017 (Foto: REUTERS/Mike Blake).

Uma nova proposta para realizar um plebiscito sobre a separação da Califórnia dos Estados Unidos foi aprovada pelas autoridades locais para a fase de coleta de assinaturas, informou a CBS News.

A iniciativa surge em um contexto de tensão política, com o retorno de Donald Trump, um republicano, ao poder, enquanto a Califórnia continua sendo um bastião democrata. Além disso, os moradores têm criticado a resposta insuficiente das autoridades aos incêndios devastadores que atingiram Los Angeles nas últimas semanas.

A medida propõe que os eleitores respondam à seguinte questão na votação de novembro de 2028: “A Califórnia deveria deixar os Estados Unidos e se tornar um país livre e independente?”

A secretária de Estado Shirley Weber anunciou que Marcus Ruiz Evans, principal defensor da proposta, precisará reunir ao menos 546.651 assinaturas de eleitores registrados até 22 de julho de 2025 para que a questão possa ser incluída na cédula de votação.

“Calexit significa que nossas leis são determinadas pelo povo da Califórnia, e não por burocratas não eleitos em Washington que não escolhemos”, afirma o site de Ruiz Evans, residente da cidade de Fresno.

Em entrevista ao jornal The Independent, Ruiz Evans afirmou que os californianos estão indignados com a vitória eleitoral de Trump e expressou confiança de que pode mobilizar apoio suficiente para tornar seu sonho de independência uma realidade.

A Califórnia é o estado mais populoso dos Estados Unidos e tem um dos maiores PIBs do país. Em 2023, a Califórnia tinha 38.940.231 habitantes e é o estado mais populoso dos EUA. economia do estado da Califórnia é a maior dos Estados Unidos, com um produto estadual bruto (GSP) de US$ 4,080 trilhões em 2024.  

É a maior economia subnacional do mundo. Se a Califórnia fosse uma nação, ela seria classificada em termos de PIB nominal como a quarta maior economia do mundo, atrás da Alemanha ( 4,71 trilhões) e à frente do Japão ( 4,07 trilhões).

Além disso, o Vale do Silício da Califórnia abriga algumas das empresas de tecnologia mais valiosas do mundo, incluindo Apple , Alphabet e Nvidia No total, 8 das empresas da Fortune 100 e 57 das empresas da Fortune 500 estão sediadas na Califórnia.  

Em 2024, a Califórnia abriga o maior número de empresas da Fortune 500 de qualquer estado dos EUA.

Se Donald Trump, o Laranjão, estava procurando sarna para se coçar, agora encontrou. Os grandes pomares da Califórnia, que empregam dezenas de milhares de mexicanos em tratos culturais e colheitas, a grande maioria passando pela fronteira todo o dia, em ônibus especiais, hoje ficaram sem trabalhadores. Os fazendeiros californianos estavam desesperados.

Laranjas, Maçãs, Cerejas, Ameixas, Uvas, Tâmaras, Abacates, outras frutas cítricas.

A Califórnia é o maior produtor agrícola dos Estados Unidos. A produção de frutas e nozes é importante para a economia do Estado e do País.

Com dados do Brasil 247, Wikipedia e Inteligência Artificial do Google. 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário