Sudeste e Centro-Oeste terão chuvas pesadas a partir desta quarta

Janeiro tem sido um mês chuvoso nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Nos últimos 30 dias, as chuvas ultrapassaram os 300 mm acumulados em praticamente todos os Estados dessas regiões, exceto Mato Grosso do Sul e São Paulo – dois estados onde, por outro lado, a chuva tem sido mais frequente nos últimos dez dias.

Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou avisos de chuva intensa para uma faixa que compreende parte do Sudeste e do Centro-Oeste. Há risco de chuvas de até 100 mm por dia, ventos intensos de até 100 km/h e descargas elétricas (raios).

Ao longo desta terça-feira (28), as chuvas continuarão atingindo praticamente todo o Sudeste e o Centro-Oeste. As tempestades podem ocasionar cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, enchentes e alagamentos. Em áreas de risco, os altos acumulados dos próximos dias podem ocasionar deslizamentos.

Mapa de avisos emitidos pelo INMET nesta terça-feira.

Essa situação ainda tende a piorar a partir desta quarta-feira (29), com o aprofundamento de uma região de baixa pressão (cavado) e a organização dos ventos e da umidade sobre o Brasil.

Chuvas se intensificam a partir de Quarta-Feira

Nesta quarta-feira (29)tempestades podem atingir com intensidade estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e sul do Mato Grosso. As tempestades podem ser localmente intensas e causar transtornos conforme mencionado acima.

As condições se mantém ao longo da quinta-feira (30), com altíssima probabilidade de pancadas de chuva em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás. As chuvas atingem também o Distrito Federal, podendo causar transtornos em Brasília.

Essas tempestades se formam especialmente durante a tarde e a noite, e continuarão atingindo praticamente todo o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil também ao longo da sexta-feira (31)sábado (01) e domingo (02).

Ao total, até o final do Domingo (02), os acumulados totais de chuva podem chegar a 250 mm especialmente na região Sudeste, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Isso indica que Janeiro terminará com chuvas muito acima da média na região.

As normais climatológicas para o Sudeste, que simbolizam a quantidade de chuva esperada para todo o mês, giram entre 200 e 300 mm de chuva totais ao longo de Janeiro.

No Centro-Oeste, especialmente em Goiás, Sudoeste do Mato Grosso e norte do Mato Grosso do Sul, os acumulados totais ficarão em torno de 100 a 150 mm de chuva até o domingo (02).

Do Meteored

 

 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário