Cotton Brazil lança Relatório Anual 2024 destacando liderança brasileira na exportação.

O programa Cotton Brazil, desenvolvido pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), lançou seu Relatório Anual 2024. A publicação apresenta as principais ações realizadas pelo programa e os destaques ao longo de 2024, como a conquista do posto de maior exportador mundial de pluma pelo Brasil.

“O ano de 2024 trouxe importantes conquistas para o algodão brasileiro. Além de termos antecipado a meta de nos tornarmos o maior exportador mundial de pluma, ultrapassamos a receita de US$ 5 bilhões no ano civil, um fato histórico”, destaca o presidente da Abrapa, Gustavo Viganó Piccoli.

Entre os dados presentes no relatório, está o volume de 2,7 milhões de toneladas de algodão exportadas no ano comercial 2023/24 (compreendido de agosto de 2023 a julho de 2024). Foi um montante 85% superior ao registrado em 2022/23, elevando a presença do algodão brasileiro no mercado mundial em dez pontos percentuais, respondendo por 28% do mercado global de pluma.

O conteúdo traz ainda um panorama geral do setor de algodão no Brasil e no mundo, identificando os principais produtores, consumidores, importadores e exportadores. Além disso, o relatório reúne indicadores, uma análise sobre o comércio com os dez países prioritários do Cotton Brazil e estatísticas mundiais.

O Cotton Brazil é executado pela Abrapa em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e apoio da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea). A atuação é pautada em missões internacionais, intercâmbio comercial entre instituições e órgãos governamentais, realização e participação em eventos e comunicação integrada.

O Relatório Anual 2024 já está disponível para download, em português, neste link abrapa.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Cotton-Brazil_relatorio_anual_2024_final_0402.pdf

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário